Estudos do meio

Educação Básica

A Taiamã desenvolve projetos interdisciplinares e transdisciplinares que colocam professores e alunos em contato direto com a realidade vivida além dos livros e dos muros da escola.

Na Educação Básica os projetos de Estudos do Meio conciliam de forma harmônica e lúdica a teoria e a prática, com adequação por etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental e o Ensino Médio), faixa etária, componentes curriculares e demandas pedagógicas específicas.

Os projetos educacionais desenvolvidos pela Taiamã são alinhados com:

  • diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
  • diretrizes da Agenda 21 e Agenda 2030 da ONU
  • Modelo de Gestão do Turismo da Base Comunitária
  • Conceito

    de Estudo do Meio

    O Estudo do Meio pode ser compreendido como uma ferramenta de metodologia ativa de ensino que visa proporcionar para alunos e professores o contato direto com determinada realidade que se decida estudar, permitindo identificar os problemas vividos no espaço em questão e estabelecer relações com a vida dos alunos.

    Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos.

    O Estudo do Meio está na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e também no Ensino Médio diretamente relacionado à compreensão do desenvolvimento sustentável em níveis local, regional e global e para a noção de pertencimento do indivíduo a um território e a uma comunidade, bem como à percepção da relação direta do ser humano com o ambiente em que vive.

    Diretrizes

    Alinhamento dos Projetos

    Os projetos educacionais desenvolvidos pela Taiamã são alinhados
    com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

    Os projetos educacionais da Taiamã, aplicados nas atividades de Estudos do Meio, são pautados pelas diretrizes definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considerando-se as necessidades e orientações de aprendizagens essenciais aos alunos para cada etapa do desenvolvimento escolar na Educação Básica.

    Neste processo de alinhamento, os projetos são estruturados de forma a contemplar os conhecimentos, as competências gerais e específicas e as habilidades apontados pela BNCC.

    Funcionando como um fio condutor da aprendizagem pretendida e permitindo que princípios éticos, políticos e estéticos possam ser contemplados no conjunto de atividades que integram um Estudo do Meio.

    Os projetos educacionais desenvolvidos pela Taiamã são alinhados
    com as diretrizes da Agenda 21 e Agenda 2030 da ONU.

    A Agenda 21 e a Agenda 2030 têm em comum o fato de serem propostas para políticas e ações, em curto prazo, voltadas a desenvolvimento humano em bases ambientalmente sustentáveis e no marco da promoção de direitos humanos.

    Agenda 21 e Agenda 2030 contemplam planos de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal.

    Taiamã acredita que a educação de qualidade é o elemento chave para conceber uma sociedade justa e que se relacione de forma harmoniosa com o meio ambiente e que permitam aos cidadãos, levarem vidas saudáveis e plenas, tomando decisões conscientes, respondendo a desafios locais e globais.

    Os projetos elaborados e executados pela Taiamã, aplicados em Estudo do Meio, contemplam atividades que ampliam o conhecimento e estimulam a discussão e reflexão para a busca de soluções econômicas e socioambientais presentes em nosso país e no planeta.

    Os projetos educacionais desenvolvidos pela Taiamã são alinhados
    com o modelo de gestão do Turismo de Base Comunitária (TBC).

    Turismo de base comunitária não é um segmento, e sim um modo de fazer turismo. A ideia por trás desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local como protagonista e leve em consideração a sustentabilidade social e ambiental das atividades.

    Os projetos elaborados e executados pela Taiamã, aplicados em Estudos do Meio, contemplam atividades que respeitam de forma efetiva as comunidades locais ,valorizando o seu modo de vida e a sua cultura.

    É uma preocupação permanente que as atividades propostas em nossos projetos sejam sempre de mínimo impacto ambiental e possam fortalecer ações de conservação da natureza.

    Ao se alinhar com as diretrizes do TBC a Taiamã desenvolve projetos que proporcionam experiências pessoais e educacionais com mais imersão cultural e que se preocupam com as responsabilidades social e ambiental.

    Os projetos educacionais desenvolvidos pela Taiamã são alinhados com o framework educacional do International Baccalaureate (IB) e o currículo Next Generation Science Standards (NGSS).

    Ser exposto a múltiplas perspectivas, expressar suas próprias opiniões, aprender através da experiência, pesquisar e gerenciar seu próprio trabalho – são algumas das competências delineadas pelo programa IB que estão em completa consonância com o trabalho da equipe de educadores da Taiamã.

    Os projetos de estudos do meio da Taiamã são pautados pelo framework educacional do IB e currículo Next Generation Science Standards (NGSS), visando a parceria integral com os professores das turmas que saem ao campo de forma a proporcionar ambientes favoráveis à pesquisa e ao desenvolvimento prático do Extended Essay , CAS e Experiential Learning. Nos orgulhamos de participar da formação de cidadãos globais fornecendo conhecimentos de mundo e habilidades socioemocionais.

    O conhecimento te dá o poder de preparar seu próprio destino.

    Marianna Moreno

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