Case

Impactos socioambientais na região da Baixada Santista

Esta proposta de Estudo de Caso possibilita a observação, análise e discussão dos seguintes tópicos:

Estudos sobre os diferentes processos históricos envolvidos desde o nascimento ao atual momento de desenvolvimento da cidade de Santos associando a este histórico as mudanças ambientais ocorridas na região com a substituição de ecossistemas naturais por ambientes urbanizados.

Estudos sobre o desenvolvimento urbanístico e a relação entre os aspectos geológicos e geomorfológicos com os tipos de terrenos e construções da Orla de Santos.

Visita embarcada em escuna com observação e estudos da moderna e complexa estrutura do porto de Santos e as decorrentes consequências ambientais e sociais para a região da presença do maior porto da América Latina, exemplificadas pela quase total devastação do manguezal que ocupava toda a região e da “favelização” das comunidades ribeirinhas locais que passaram a morar em palafitas em condições sanitárias totalmente inadequadas.

Estudos nas planícies costeiras da Baixada Santista com o desenvolvimento de atividades embarcadas para visita a maior área de manguezaisdo Estado de São Paulo, com a realização das seguintes atividades:

observação das características abióticas determinantes deste ecossistema com estudos específicos sobre tábuas de marés. 

observação e análise sobre a importância ecológica deste ecossistema para a estabilidade ambiental em nível micro e macrorregional.

discussão e análise sobre os impactos sofridos pelo ecossistema manguezal decorrentes da degradação ambiental gerada pela presença do Polo Industrial de Cubatão, município este que foi apontado pela ONU como a cidade "mais poluída do mundo".

estudos sobre o processo de recuperação ambiental realizada na região de Cubatão que produziram resultados, reconhecidos pela ONU, e que podem ser observados junto a melhoria da qualidade da água, do ar e pelo reaparecimento na região de grupos de animais que não eram observados a décadas e para alguns grupos, até a centenas de anos.

estudos sobre as mudanças na estrutura de formações vegetais ocorrentes na região de transição entre manguezais e florestas de Mata Atlântica, em deslocamento realizado por rios que percorrem o gradiente entre planícies costeiras e as montanhas da Serra do Mar.

Este projeto pode ser ampliado para dois dias com atividades complementares desenvolvidas em institutos de pesquisas em Santos e com visita a região de Bertioga, com estudos sobre:

Contextualizar dentro da perspectiva histórica a importância da pesca para região com desenvolvimento de estudos dirigidos no Instituto de Pesca sobre gerenciamento pesqueiro, com discussão e análise sobre o atual panorama da pesca profissional ocorrente no litoral da costa sudeste brasileira e os impactos deste processo sobre os estoques pesqueiros regionais e nacionais.

Estudos comparativos entre a Praia de Itaguaré em Bertioga com os seus ecossistemas preservados e as praias totalmente urbanizadas presentes na orla da cidade de Santos.

Cidades e localidades possíveis para o desenvolvimento desta proposta:
Santos, Cubatão e Bertioga

Av. Bosque da Saúde 710, cj 21B - Saúde. - CEP 04042-091 - São Paulo –SP
Telefones: +55 (11) 3853-4941 | (11) 99204-1487 | (11) 96927-2575
E-mail: [email protected]

Taiamã® Ecoturismo - Todos os direitos reservados | Produzido por WebProducer