Você está visualizando atualmente Açúcar e álcool

Açúcar e álcool

PROJETO: USINA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL “ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL”

 

No município de Tietê, a 140 km da capital paulista, faremos uma visita a uma usina de açúcar e álcool com estudos técnicos em todas as etapas da produção destes dois produtos, envolvendo o plantio e a colheita da cana-de-açúcar e os diferentes processos químicos e físicos da produção, refino do açúcar e destilação do biocombustível. Também serão abordados neste roteiro de 1 dia as implicações econômicas e ecológicas da monocultura de grandes extensões no Brasil e no mundo. Discutiremos ainda as relações sociais envolvendo o emprego de “boias-frias” no plantio e colheita e a posterior substituição dessa força de trabalho por máquinas. Levando em conta o contexto atual de um agronegócio mecanizado, falaremos sobre os métodos de gestão de resíduos poluentes para compensar o impacto causado pelos processos de produção da usina.

 


Local: Piracicaba e Tietê (SP)
Duração: 1 dia
Disciplinas relacionadas: Biologia, Química, Geografia, História e Sociologia

 

Objetivos gerais:

I – Demonstrar a relação custo x benefício dos diferentes processos de produção de energia alternativa, exemplo: bioenergia (álcool, biodiesel,etc).

II – Estudos sobre a aplicação de métodos de gestão de resíduos poluentes com o objetivo de compensar o impacto causado pelos processos de produção da usina.

III – Observação das técnicas de produção de álcool (processos de fermentação biológica) e da produção industrial de açúcar (processos químicos de refino).

IV – Comparação e discussão sobre o uso de fontes alimentares como fonte de produção energética (exemplos: cana-de-açúcar, milho, etc.).

V – Estudos relacionados à qualidade da água e a importância de sua preservação para a manutenção e preservação de ecossistemas associados.

VI – Estudos relacionados à preservação e educação ambiental, ressaltando a importância das áreas de preservação ambiental em contrapartida ao tipo de uso do solo que monoculturas exigem (como a soja, o milho ou a cana de açúcar).

VII – Discussões sobre o conceito de “Desenvolvimento Sustentável” e suas formas de aplicação.

VIII – Discussões sobre diferentes processos de recuperação de áreas degradadas e sobre ações mitigadoras.