Você está visualizando atualmente Itatiaia, Bananal e INPE

Itatiaia, Bananal e INPE

PROJETO: A HISTÓRIA DA OCUPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SUDESTE DO BRASIL “O EXEMPLO DE BANANAL, ITATIAIA e SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Dentro do eixo Rio-São Paulo, serão realizados estudos sobre os aspectos socioeconômicos e ambientais responsáveis pelo desenvolvimento desta região do sudeste do Brasil que apresenta uma das maiores concentrações de riqueza e desenvolvimento tecnológico do país.

A expedição começa em Bananal, cidade que atingiu se esplendor econômico e social no século XIX, através da economia cafeeira. O progresso e riqueza gerados pelos cafeicultores culminaram com o aparecimento de cidades e metrópoles ao longo do eixo Rio-São Paulo, que definiram para a região uma alta demanda de energia.

Neste contexto, já em Itatiaia, serão realizados estudos na Usina Hidrelétrica do Funil, abordando questões sobre o processo técnico de geração de energia. Serão também realizadas discussões sobre os impactos ambientais relativos a este modelo de produção de energia.

A próxima etapa deste roteiro ficará por conta da visita ao Parque Nacional de Itatiaia onde na parte Alta do Parque, realizaremos trilhas por “paisagens lunares” com destino ao pico das Prateleiras. Nesta caminhada será possível observar e estudar a transição na vegetação de Mata Atlântica de regiões mais baixas para Campos de Altitude. No Museu de Fauna e Flora, na parte Baixa do Parque serão realizados estudos do seu acervo que inclui muitas informações sobre a geomorfologia da região. No Parque Nacional de Itatiaia poderemos vivenciar a situação privilegiada desta região que, apesar de estar localizada no maior eixo de desenvolvimento do país, ainda apresenta um elevado grau de conservação de suas áreas naturais.

Na última etapa de nossa viagem, em São José dos Campos, em visita ao INPE, conheceremos um dos mais avançados centros tecnológicos do país onde são realizadas diferentes linhas de pesquisa relacionadas ao campo aeroespacial.

Objetivos gerais:

1 – Na cidade de Bananal, realização de estudos abordando os seguintes tópicos:

a) Aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil Colônia e do Brasil Império;

b) os ciclos econômicos brasileiros com destaque para o ciclo da cana-de-açúcar e do café;

c) a produção de cachaça, melado e rapadura como um importante fator de renda regional (histórico e atual);

d) O uso da força de trabalho escravo no Brasil;

e) A importância da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (material e imaterial);

f) Sincretismo religioso no Brasil.

2 – Estudos e observações sobre o plantio de monocultura abordando os aspectos econômicos positivos e os respectivos impactos ambientais decorrentes deste tipo de cultivo em larga escala.

3 – Realizar estudos relacionados aos processos de produção de energia elétrica por usinas hidrelétricas e comparações com outros diferentes processos de produção energética realizados no país (discutindo a relação custo x benefício).

4 – Observação direta de diferentes formações vegetais, com um elevado grau de conservação encontrados junto ao Parque Nacional do Itatiaia, com variações de Mata Atlântica para matas de altitude.

5 – Estudos geomorfológicos da região relacionados aos variados tipos de cobertura vegetal presentes nos diferentes ambientes observados durante o roteiro;

6 – relevo observados neste roteiro com a definição de áreas de mananciais e bacias hidrográficas.

7 – Estudos relacionados à educação ambiental, ressaltando a importância das Unidades de Conservação Ambiental (UCA) para a preservação do patrimônio natural do pais e do planeta.

8 – Estudos sobre o atual desenvolvimento tecnológico no país relacionadas ao campo aeroespacial, com ênfase em pesquisas aplicadas na área de monitoramento de mudanças climáticas.