Você está visualizando atualmente Santa Catarina

Santa Catarina

PROJETO: “DAS SERRAS AO LITORAL”
A HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO DE SANTA CATARINA

Santa Catarina tem uma beleza especial, resultado da mistura de paisagens desde seu litoral até as serras que levam ao Planalto Ocidental.

Estas paisagens propiciaram diferentes tipos de ocupação, o que resultou em um mosaico econômico e cultural singular e heterogêneo.

Neste roteiro serão abordados aspectos históricos e geográficos da ocupação dos imigrantes europeus no chamado Vale Europeu.

A história cultural de Santa Catarina também é percebida nos conjuntos arquitetônicos tombados pelo Estado e nos acervos dos Museus locais, características estas que serão observadas em diferentes cidades que serão visitadas durante o desenvolvimento deste roteiro.

Outro importante aspecto que também será abordado neste Estudo do Meio é o  estabelecimento da cultura gaúcha nas regiões serranas.

Do ponto de vista geográfico, estudaremos os compartimentos geomorfológicos do estado e as variações dos ecossistemas desde o litoral, com observação de Baleias Franca na Praia do Rosa, até as áreas serranas mais elevadas, onde se destacam os mais profundos cânions brasileiros.

Neste gradiente de relevo estudaremos a variação de formações vegetais desde o litoral com a presença de ecossistemas litorâneos e Mata Atlântica até as Matas de Araucárias e os Campos de Altitude encontrados no topo da serra e junto aos cânions.

 


Local: Blumenau, Pomerode, Timbó, Bom Jardim da Serra e “Praia do Rosa” (SC)
Duração: 5 a 6  dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Geografia, História e Sociologia

 

Objetivos gerais:

I- Promover o resgate da história dos diferentes processos de colonização ocorrentes no Sul do Brasil (com especial destaque para a imigração proveniente da Alemanha e Itália) e a influência destes processos na formação da identidade cultural e na economia da região sul do Brasil.

II – Estudos relacionados aos diferentes tipos de relevo presentes no Sul do Brasil. A Serra Catarinense, apresenta em suas áreas, grandes variações de relevo, que possibilitam ótimos exemplos para estudos da área de geomorfologia com a presença de planície costeira, serras e cânions.

III – Especial destaque para estudos nas regiões dos Cânions com ênfase aos processos geológicos predominantes e a relação destes processos com a história geológica do planeta.

IV – Estudos relacionando a formações de relevo e hidrografia.

V – Observação direta de diferentes formações vegetais com ênfase nos grupos presentes em ecossistemas dominantes no sul do Brasil.

VI – Estudos relacionados aos processos que definem a formação de praias arenosas e entendimento sobre a dinâmica de zonas marinhas.

VII – Estudos sobre a Biologia de grandes cetáceos com especial destaque ao comportamento migratório e reprodutivo da espécie conhecida por baleia Franca.

VIII – Estudos relacionados à preservação e educação ambiental, ressaltando a importância das áreas de preservação ambiental tais como Parques, Santuários Ecológicos, Reservas, etc.

Observação: este roteiro pode ser complementado com visita à cidade de São Joaquim situada no topo da Serra Catarinense.