Você está visualizando atualmente Serra da Graciosa

Serra da Graciosa

PROJETO: AS DIFERENTES PAISAGENS E CULTURAS PARANAENSES
SERRA DA GRACIOSA, PARQUE DE VILA VELHA E CURITIBA

Curitiba é uma das cidades mais bem planejadas e com a melhor qualidade de vida do Brasil.

Curitiba possui ainda um importante patrimônio cultural que lhe rendeu o título de Capital Americana da Cultura em 2003.

A exploração dos diversos aspectos urbanísticos e culturais desta cidade é o ponto inicial deste Estudo do Meio, que também contempla estudos das variações geomorfológicas encontradas no relevo do Estado do Paraná e estudos sobre as características dos ecossistemas que acompanham estas variações geomorfológicas.

Também será abordado neste Estudo do Meio a história sobre o processo de mineração no Estado do Paraná e as consequências econômicas e socioambientais provocados por este tipo de atividade.

O roteiro contempla visitas e estudos que será realizado em três etapas;

  • estudos e visitas a pontos de importância cultural e urbanística na cidade de Curitiba,
  • estudos desenvolvidos durante a tradicional viagem de trem saindo de Curitiba pela esplendorosa Serra da Graciosa até a cidade de Morretes com seus casarões preservados e o seu tradicional prato regional, o barreado,
  • Visita e estudos no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, com suas exóticas formações geológicas e suas impressionantes furnas.

 


Local: Curitiba, Morretes e Ponta Grossa (PR)
Duração: 4 dia
Disciplinas relacionadas: Biologia, História e Geografia

 

Objetivos gerais:

I – Estudos sobre os diferentes processos históricos envolvidos no nascimento e desenvolvimento da cidade de Curitiba e a rota de comércio até o Porto de Paranaguá e suas as consequências econômicas para a região Sul do país.

II – Estudos sobre as variações geomorfológicas encontradas no relevo do Estado do Paraná e estudos sobre as características dos ecossistemas que acompanham estas variações geomorfológicas representados pela Mata Atlântica e pelas Matas de Araucária.

II – Estudos sobre os tipos de rochas e minerais de interesse econômico.

III – Discutir o processo de mineração, sua importância econômica, seus impactos ambientais e a implantação de soluções para minimizar esses impactos.

IV – Observar e discutir as formações geomorfológicas presentes no Parque Estadual de Vila Velha e os efeitos da ação dos ventos na erosão das rochas.

V – Estudos sobre a história da Estrada da Graciosa e a estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, onde serão feitos também estudos específicos da Mata Atlântica, abordando suas características gerais (aspectos florísticos e faunísticos) e sua respectiva riqueza e biodiversidade.