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Sistema Tietê

RIO TIETÊ: UM RECURSO AMBIENTAL FUNDAMENTAL NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PAULISTA E NA FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA

O estudo do rio Tietê em seus três grandes trechos permitem desenvolver diversos projetos em função de suas diferentes características ambientais e sócio-culturais.

No trecho do ALTO TIETÊ, em suas NASCENTES no município de Salesópolis, serão abordadas as características físicas do local e a importância da preservação das matas em áreas de manancial. Também serão estudadas as diferentes formas de ocupação da região, pouco urbanizada, que tem por consequência a preservação de recursos naturais como cursos água, solo e cobertura vegetal que definem elevada qualidade de vida para a população local.

Outro importante aspecto é o processo de ocupação do interior do Brasil e da formação da identidade Paulista por meio dos movimentos de Entradas, Bandeiras e Monções que podem ser estudas na área de transição entre o ALTO e MÉDIO TIETÊ, na região que compreende as cidades de São Paulo, Itú e Salto.  Junto à área metropolitana da capital paulista, visitaremos o Parque Ecológico do Tietê, onde faremos análises de qualidade ambiental, envolvendo as áreas de várzea do rio Tietê. Entre as atividades estão incluídas visitas ao Centro de Educação Ambiental, ao museu do Tietê, além de trilhas interpretativas em matas preservadas. Saindo da capital e seguindo para o interior, ainda no trecho de transição entre o ALTO e MÉDIO TIETÊ, também serão abordados conteúdos relacionados a cultura musical e religiosidade presentes em Piarapora de Bom Jesus, paleontologia e geomorfologia no  Parque Varvito em Itu, produção energética e impactos ambientais e saúde pública, com destaque para uma série de análises bioquímicas sobre a baixa qualidade da água do Rio Tietê neste trecho.

Na área de transição entre o MÉDIO e BAIXO TIETÊ, os estudos visam demonstrar o início do processo de recuperação das águas do Rio Tietê, em decorrência das variações geomorfológicas iniciadas na Depressão Periférica, e as consequências ambientais e sociais relacionadas a essa melhoria. Destaca-se neste trecho o estudo sobre o processo de autodepuração, fator determinante para essa melhoria, permitindo ao estudante entender a retomada de diversas formas comuns do uso de um rio não poluído para pesca, transporte de passageiros e cargas, irrigação e lazer. Tais estudos podem ser iniciados em Salto, passando por Barra Bonita e se estendendo até a foz do rio, junto ao Rio Paraná.

 


Local: Rio Tietê em seus três grandes trechos – Alto, Médio e Baixo Tietê (SP).
Duração: 1 a 5 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Química, Física, História, Geografia, Sociologia

 

Objetivos gerais:

O projeto de estudos do Rio Tietê em seus três diferentes trechos pode abranger os seguintes objetivos gerais:

I – Estudos sobre a contextualização histórica do nascimento das cidades ao longo do Rio Tietê associado ao processo de ocupação do interior do Brasil e da formação da identidade Paulista por meio dos movimentos de Entradas, Bandeiras e Monções.

II – Discussões sobre o “nascimento do povo brasileiro” a partir da relação entre indígenas, negros, jesuítas e os bandeirantes, que atuaram no processo de ocupação do interior do Brasil, igualmente presentes na colonização ao longo do Rio Tietê.

III – Discussão geral sobre os fatores geomorfológicos determinantes na formação do sistema fluvial do Rio Tietê e suas consequências nos processos de ocupação e uso do rio, com a utilização de diferentes painéis que ilustram o perfil geomorfológico do rio Tietê e diferentes unidades definidoras de relevo e que se relacionam diretamente com o rio Tietê.

IV – Discussão sobre quais os fatores geomorfológicos do Rio Tietê que condicionaram a construção de barragens para produção de energia hidroelétrica – lembrando que o Tietê é o rio que apresenta o maior número de barragens em todo o território nacional ao longo do seu percurso.

V – Contextualização da importância social, religiosa e econômica do rio Tietê no processo histórico. Especial destaque para estudos sobre as raízes de uma das mais importantes manifestações culturais deste país – o samba – com visita ao Museu do Samba (Casa do Samba) em Pirapora do Bom Jesus.

VI – Ao longo dos três trechos do Rio Tietê, nas diferentes localidades estudadas, são realizadas análises Qualitativas e Quantitativas da água do Rio Tietê com o objetivo de comparar a qualidade da água ao longo do rio, ressaltar a importância da ação antrópica sobre o ambiente e as consequências desse tipo de intervenção sobre a qualidade de vida das sociedades humanas.

Abaixo segue a lista das possíveis análises qualitativas e quantitativas que podem ser realizadas:

Análise qualitativa – análises sensoriais

  • cor
  • transparência
  • cheiro
  • material flutuante
  • presença de sobrenadantes

 

Análise quantitativa – análises físico-químicas

  • pH
  • temperatura
  • oxigênio dissolvido
  • condutividade
  • concentração de amônia
  • concentração de nitrato
  • concentração de fosfato

 

VII – No Parque do Varvito, em Itu, serão realizados estudos de rochas sedimentares fossilíferas com evidências de uma extensa idade glacial, que também possibilita estudos dos invertebrados aquáticos fósseis. A formação geológica do Varvito está associada a uma das muitas feições geomorfológicas presentes ao longo do trecho que percorre o rio Tietê.

VIII – Apresentação aos estudantes da unidade de relevo conhecida por Depressão Periférica, definidora do início do trecho do Médio Tietê, que pode ser observada na cidade de Salto e discussão sobre a sua relação com a movimentação da água e o poder de autodepuração como fator determinante na recuperação do rio.

IX – Discutir sobre a recuperação gradual do rio ao longo do trecho do Baixo Tietê como resultado do poder de autodepuração, que resultam em águas com ótima qualidade e proporcionam o restabelecimento do equilíbrio ecológico do rio, que permite o uso de suas águas para fins de abastecimento público e recreação.

X – Discussão sobre os fatores geomorfológicos que determinam a navegabilidade de um rio relacionando com a existência de hidrovias. Dentro desse contexto, discussão sobre a importância da hidrovia Tietê-Paraná no escoamento da produção agrícola nacional.

XI – Discussão sobre os projetos de engenharia dos sistemas de eclusa presentes ao longo do Rio Tietê, que viabilizam a navegabilidade pelos desníveis presentes no rio.