Você está visualizando atualmente Estação de Tratamento de Águas “ETA”

Estação de Tratamento de Águas “ETA”

PROJETO: TRATANDO A ÁGUA DO NOSSO PLANETA
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS “ETA”

A água é um recurso não renovável que essencialmente, está presente em todas as etapas da vida dos seres vivos. Preservá-la é garantir a manutenção da vida em nosso planeta!

Entre os principais usos da água estão: abastecimento público, saneamento, agricultura, pecuária, atividades industriais, aquicultura, navegação, geração de energia,  turismo e lazer. Infelizmente no Brasil, a poluição de rios e lagos e o desperdício desse recurso são alarmantes.

Apesar de ser essencial para a nossa vida, a atividade humana é a principal responsável por poluir as poucas reservas de água potável que nos restam. A conscientização e a mudança de hábito são dois dos pilares mais importantes para que seja possível preservar este recurso fundamental para todos os seres vivos.

Para atuar no processo de recuperação de águas poluídas foram criadas as ETAs -estações de tratamento de água- que em nosso Estado são operadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

As ETAs funcionam como fábricas para produzir água potável. 

São 28 ETAs que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e 209 que fornecem água aos municípios do interior e litoral do Estado. Juntas, elas tratam mais de 111 mil litros de água por segundo. É essa água tratada pela Sabesp que abastece nossas casas, escolas, empresas e indústrias. 

Durante o Estudo do Meio em uma Estação de Tratamento de Água, nossos alunos terão a oportunidade de conhecer diferentes processos envolvidos no tratamento de água e a importância de cada etapa. E também de forma oportuna, eles terão a oportunidade de refletir sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais e sobre o uso consciente da água.

 


Local: ETA Taiaçupeba (Suzano-SP) ou ETA Guaraú (São Paulo-SP)
Projeto: Cuidando da água do nosso Planeta
Duração: 1 dia
Disciplinas relacionadas: Biologia, Química, História, Geografia

 

Objetivos gerais: 

I – Discutir sobre a importância da água na manutenção da vida de uma forma geral e dos ambientes naturais.

II – Discutir sobre a importância da conservação das áreas de mananciais como forma de manutenção do abastecimento de água para a população, para a indústria e para áreas de produção agrícola.

III – Discutir sobre a importância do uso consciente da água nos dias de hoje e da necessidade de mudanças de hábito por parte da população.

IV – Conhecer os diferentes tipos de estações de tratamento de água e 

suas localizações associadas às diferentes bacias hidrográficas do Estado de São Paulo.

VI – Conhecer e estudar as diferentes técnicas utilizadas no processo de tratamento e purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para consumo (água potável).