Você está visualizando atualmente Paranapiacaba

Paranapiacaba

PROJETO: PARANAPIACABA – “NASCIMENTO, VIDA E MORTE DE UMA CIDADE” – URBANISMO, IMPACTOS E PRESERVAÇÃO CULTURAL E AMBIENTAL

Próximo a capital paulista, na borda da Serra do Mar, encontra-se a histórica Vila de Paranapiacaba. Criada em 1867 como uma vila de funcionários da estrada de ferro São Paulo Railway, o lugar já foi uma importante via de escoamento de café ligando Jundiaí a Santos.

Neste Estudo do Meio, serão abordados os importantes aspectos históricos e econômicos ligados ao desenvolvimento do estado de São Paulo na virada do séc. XIX para o séc. XX.

Discutiremos a relação da construção da ferrovia com os elementos de relevo em áreas de acentuada declividade.

Na área da física e da matemática, serão realizados estudos, através da observação do funcionamento do “funicular”, engenhoso sistema criado para subida do trem de carga ao longo dos 800m da Serra do Mar.

Na área ambiental estudaremos, durante a realização de várias caminhadas, as caraterísticas das matas de Florestas Tropicais e a sua relação com o solo e o ciclo hidrológico.

Também serão realizadas discussões sobre a influência do homem nas alterações ambientais no decorrer do processo histórico tomando como exemplo a construção da Vila de Paranapiacaba em áreas conservadas, representadas pelas formações vegetais da Mata Atlântica.

 


Local: Paranapiacaba (SP)
Duração: 1 dia
Disciplinas relacionadas: História, Geografia, Biologia, Física e Matemática

 

Objetivos gerais:

I – Estudo sobre o sistema ferroviário (no Brasil e em outras nações).

II – Estudo da influência da cultura inglesa no Brasil.

III – Estudos dos processos históricos relacionados ao ciclo do café, desenvolvimento dos transportes no Brasil, mão de obra assalariada x mão de obra escrava, imperialismo, a influência da cultura inglesa no Brasil e a vida no século XX.

IV – Discussões sobre a influência do homem nas alterações ambientais no decorrer do processo histórico (gerando impactos), demonstrada pelas diferentes formas de uso e ocupação do solo, que poderão ser observadas diretamente em Paranapiacaba, como por exemplo, a construção da  ferrovia e da vila associada, o desmatamento, os represamentos, ocupações de encostas, etc.

V – Estudos sobre a relação entre solo, vegetação e o ciclo da água em Florestas Tropicais.

VI – Estudo de diferentes corpos de água – análise visual, análise química e coleta de material.

VII – Estudo de diferentes corpos de água – discussão e interpretação local dos conceitos de bacia hidrográfica e áreas de mananciais.

VIII – Observação do relevo e suas principais formações geomorfológicas com o auxílio de cartas topográficas envolvendo estatística, funções matemáticas e escala.

IX – Estudos sobre diferentes processos e cálculos relativos a Física envolvidos na construção do sistema ferroviário em geral e no Sistema Funicular.

X – Estudos sobre construção dos maquinários e sobre diferentes sistemas mecânicos utilizados em transportes ferroviários.