Você está visualizando atualmente Bertioga

Bertioga

PROJETO: DIVERSIDADE AMBIENTAL E CULTURAL NO MUNICÍPIO DE BERTIOGA

O município de Bertioga que pertence à Baixada Santista é um dos municípios mais bem preservados em cobertura vegetal de todo o Estado de São Paulo, possibilitando estudos de campo sobre ambientes naturais envolvendo matas de interiores e ecossistemas associados aos ambientes litorâneos. E junto a este mosaico de ambientes é possível também conhecer e estudar o modo de vida tradicional das populações indígenas que ainda hoje preservam a diversidade socioambiental da região.

A diversidade de ambientes existentes entre a praia e a Serra do Mar, observadas em Bertioga, possibilita o desenvolvimento de estudos de uma grande variedade de habitats que abrigam uma enorme variedade de espécies, sendo muitas delas endêmicas. 

A paisagem da baixada litorânea (praias) e das escarpas da Serra do Mar sempre foi valorizada por grupos humanos. Os povos indígenas (Tupiniquins e Tupinambás) já ocupavam estas áreas quando aqui chegaram os portugueses por volta do ano de 1.500 que ao se estabelecerem no território recém descoberto, ergueram na região o Fortim de São Tiago da Bertioga (atual Forte de São João de Bertioga) com o intuito de proteção dos primeiros ocupantes portugueses.

A atual cidade de Bertioga tem uma importância histórica na formação do território brasileiro tanto por comportar em seus limites marcos históricos da ocupação portuguesa, quanto por ainda hoje abrigar populações tradicionais do território Sul Americano.

Bertioga agrega diferentes possibilidades de estudos e lazer:

🌿 Lá é possível associar o conhecimento de diferentes ecossistemas com o modo de vida tradicional das populações indígenas locais (com suas atividades cotidianas que evidenciam a importância da natureza e de seus recursos). 

🌿 Vale a visita ao Forte de São João, primeira fortaleza do Brasil e candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, para prestigiar uma exposição permanente sobre a história do Brasil.

🌿 E que tal uma canoagem em águas cristalinas pelo rio Jaguareguava que, em Tupi, significa “lugar onde a onça bebe água”? O rio exibe paisagens deslumbrantes entre áreas de Mata Atlântica totalmente preservadas.

🌿 Também tem a praia de Itaguaré com mar e rio em um mesmo local. O lugar guarda um dos últimos redutos selvagens da região. Uma mistura de praia de mar aberto, areia branca, restinga, mangue e rio com águas calmas e tranquilas, ambiente propício para estudos de ecossistemas litorâneos.

🌿 E ainda fazer trilhas no Parque Estadual da Restinga, sendo possível conhece aspectos interessantes da fauna e flora local onde é possível tomar um gostoso banho de rio ou em lindas cachoeiras.