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Angra dos Reis e Ilha Grande

PROJETO: ECOSSISTEMAS MARINHOS E PRODUÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR “CONSERVAÇÃO X DESENVOLVIMENTO”

Angra dos Reis é um município do sul do estado do Rio de Janeiro, com 365 ilhas em seu litoral. A maior delas é a Ilha Grande, onde serão realizados estudos sobre os diferentes ambientes marinhos em seus aspectos de fauna e flora, características dos ecossistemas litorâneos, dinâmica de marés e processos geológicos envolvidos na formação dos diferentes tipos de solos.

Para aprender mais sobre a vida marinha será realizada a atividade de mergulho livre em águas tranquilas e azuladas nas inúmeras tranquilas praias de Ilha Grande.

Neste pacote de 4 a 5 dias, também serão realizados estudos sobre o ecossistema da Mata Atlântica em caminhadas em meio a belas e totalmente  conservadas matas e tendo como prêmio, a chegada em cachoeiras para  banhos em piscinas naturais de águas cristalinas.

Durante as atividades, os participantes poderão ainda entender importantes momentos históricos do Brasil visitando os dois presídios situados na Ilha Grande, o “Lazareto” e a “Colônia Penal” (presídio novo construído para presos políticos no governo Getúlio Vargas).

Uma visita à Usina Nuclear de Angra dos Reis, completará o roteiro. Nesta etapa do passeio serão discutidos aspectos sobre produção de energia nuclear no Brasil e no mundo e sobre a relação custo x benefício do uso deste tipo de energia e introduzindo a discussão sobre um dos maiores desafios da atualidade que é equilibrar desenvolvimento e preservação dos recursos naturais.

 


Local: Angra dos Reis e Ilha Grande (RJ)
Duração: 4 ou 5 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Física, Química, Geografia, História e Sociologia.

 

Objetivos gerais:   

I – Estudos específicos da Mata Atlântica, abordando suas características gerais (aspectos florísticos e faunísticos) e sua respectiva riqueza e biodiversidade.

II – Associado ao estudo da Mata Atlântica, discutir a importância das áreas de nascentes e do processo de conservação das matas ao redor das nascentes (áreas de mananciais), associando a este tema as particularidades do ciclo hidrológico em uma ilha.

III – Estudo das diferentes formas de relevo ocorrentes em uma área litorânea e a sua influência sobre as formações vegetais e faunísticas que acompanham estas variações, proporcionando assim, a possibilidade de estudos específicos sobre diferentes ambientes/ecossistemas marinhos e/ou associados, tais como: 

a- planícies costeiras (praias arenosas, dunas e áreas de restinga)
b- costão rochoso
c- zona costeira submersa  (zona pelágica e zona bentônica)
d- manguezais
e- formações de florestas interiores (Mata Atlântica).

IV – Estudos relacionados as alterações na biodiversidade e na biomassa atual de grandes grupos animais utilizados na alimentação humana (exemplo: diminuição no estoque pesqueiro regionais e mundial).

V – Estudos relacionados à preservação e educação ambiental, ressaltando a importância das áreas de preservação ambiental, as chamadas “Uc’s”(Unidades de Conservação).

VI – Proporcionar ao aluno um conjunto de conhecimentos sobre os diferentes processos históricos envolvidos na ocupação da Ilha Grande e as consequências para a região (quando no período do início da colonização do Brasil).

VII – Proporcionar ao aluno conhecimentos históricos específicos sobre o uso da Ilha Grande como presidio politico em períodos mais recentes (2º Império e Estado Novo).

VII – Estudos específicos e técnicos sobre o processo de produção de energia nuclear abordando os prós e contras relacionados a este tipo de produção de energia.

VIII – Após observação de ambientes totalmente conservados como os encontrados em Ilha Grande e a observação de ambientes totalmente alterados como os visitados em Angra dos Reis promover a reflexão sobre o dilema das sociedades modernas sobre como conciliar Desenvolvimento (que requer produção de energia) e Preservação dos ambientes e recursos naturais do planeta.