Você está visualizando atualmente Maranhão

Maranhão

PROJETO: MARANHÃO – PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO BRASIL
DIVERSIDADE DE ECOSSISTEMAS E MAGNÍFICAS PAISAGENS

 

O estado Maranhão tem uma história marcada por invasões francesas e holandesas no período colonial, além de grandes acontecimentos do Brasil Império, como a Revolta da Balaiada. Possui ainda paisagens de beleza singular, permitindo estudos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Este roteiro começa  em São Luís, com estudos sobre a história e a cultura do estado, visitas ao conjunto Arquitetônico da América Latina, ao Mercado Central e ao Museu histórico e artístico do estado do Maranhão. Todos estes pontos estão no centro histórico da cidade, onde também veremos em suas mais de 1200 construções, os famosos azulejos de diferentes origens europeias que fizeram de São Luís a “Cidade dos Azulejos”.

Seguiremos para o município de Alcântara, fundado em 1648, que viveu seu apogeu no século XVIII, durante os ciclos da cana-de-açúcar e do algodão, e que preserva muito de sua história nos antigos casarões de barões com sacadas de ferro e mirantes de azulejo. Em Alcântara também será realizada uma visita técnica no Centro de Lançamento de Alcântara em seus diferentes setores, como o centro operacional de comando e a base de lançamentos de engenhos aeroespaciais.

O próximo destino é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Município de Barreirinhas, local de grandiosa beleza cênica, onde são realizadas caminhadas pelos seus campos de dunas e banhos em suas diversas lagoas. O local permite diferentes estudos de Geologia e Ecologia sobre este bioma marinho.

O último ponto do roteiro é o Delta do Parnaíba, um dos maiores deltas do planeta, com sua paisagem magnífica repleta de dunas, mangues e ilhas fluviais, além de suas exuberantes vegetação e fauna, garantindo um cenário paradisíaco dessa região do Maranhão e Piauí.

 


Local: São Luís, Alcântara, Barreirinhas (MA)
Duração: 5 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Física, Geografia e História

 

Objetivos gerais:

I – Estudos sobre os processos de colonização portuguesa no Nordeste do Brasil, com especial destaque para a colonização do atual Estado do Maranhão.

II – Discussões sobre as sucessões de domínios entre Portugal, França e Holanda na região do Maranhão.

III – Discussões sobre a origem da formação da identidade do povo maranhense e as influências europeias na cultura local.

IV – Junto ao centro histórico de São Luís apresentação e discussão sobre as principais influências arquitetônicas instituídas e presentes até hoje nas construções locais, com destaque para o centro histórico com suas centenárias construções ornamentadas com diferentes tipos de azulejos de origem portuguesa, francesa, alemã e inglesa.

V – Apresentação e discussão sobre a problemática da preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro, tomando como exemplo a enorme dificuldade na preservação das mais de 4.600 construções do centro histórico de São Luís. Segundo o IPHAN apenas 30% dos casarões pertencem ao governo e foram recuperados.

VI – Em visita a Alcântara apresentação e discussão sobre dois grandes atrativos:

a) típica cidade colonial com seus antigos casarões e ornamentações típicas do século XVIII.

b) Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), que atua como base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira e sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

c) Visita ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses para conhecer e estudar o importante bioma costeiro marinho presentes no litoral maranhense e que apresenta diferentes unidades de ecossistemas como mangues, restingas e com especial destaque para seus singulares campos de dunas e seu impressionante conjunto de lagoas interdunares de água doce.

d) Visita junto a um dos três maiores deltas do mundo, o Delta do Parnaíba, com estudos sobre sua geografia, geomorfologia, seus diferentes ecossistemas associados e suas exuberantes comunidades biológicas, representada por sua rica e diversa fauna e flora.