PROJETO: PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA
“DESBRAVANDO E CONHECENDO O INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO”
A Chapada da Diamantina é um reduto de belezas naturais.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado na Serra do Espinhaço – BA, foi criado na década de 80, após longos anos de exploração de pedras preciosas. A Chapada Diamantina é considerada reserva mundial da biosfera, graças a sua grande diversidade biológica. O grande número de paisagens oferece o cenário ideal para estudos geológicos, geomorfológicos, de fauna e flora com a transição entre as vegetações de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
As suas comunidades centenárias também permitem estudos sobre a história da ocupação colonizadora da Chapada da Diamantina, a partir de meados do século XVII provenientes de expedições rumo ao sertão nordestino na intenção de expansão de território e consequente desterritorialização de grupos indígenas e início do processo de exploração de ouro diamantes.
Com dezenas de imponentes cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas, rios caudalosos e piscosos, cavernas misteriosas, sítios arqueológicos e paisagens de tirar o fôlego, a Chapada da Diamantina apresenta todos os ingredientes para uma viagem que uni estudos, lazer e aventura.
Na histórica e lendária cidade de Lençóis, ficaremos hospedados em confortáveis pousadas onde também desfrutaremos de uma ótima e variada gastronomia de culinária regional imperdível.
Local: Lençóis (BA)
Duração: 7 ou 8 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Química, Geografia, História, Literatura e Sociologia.
Objetivos gerais:
I – Avaliar os aspectos sociais, econômicos e históricos das cidades inseridas no perímetro do Parque Nacional da Chapada Diamantina relacionadas com os ocupações centenárias de populações que migraram para estas regiões em busca de ouro e pedras preciosas.
II – Estudos específicos do ecossistema Cerrado, abordando suas características gerais (aspectos florísticos e faunísticos), riqueza, biodiversidade e adaptações da flora e da fauna.
III – Associado ao estudo do Cerrado, discutir a importância das áreas de nascentes e do processo de conservação das matas ao redor das nascentes (áreas de mananciais), associando a este tema as particularidades do ciclo hidrológico.
IV – Estudos relacionados às diferentes interações ecológicas existentes em um ecossistema de Cerrado com especial atenção à flora local, com suas espécies exóticas, endêmicas e respectivas adaptações.
V – Discussão sobre a transição entre as vegetações de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga e as fatores ambientais que proporcionam esta transição.
VI – Estudo sobre as diferentes formas de relevo ocorrentes no Parque com especial atenção para a definição e origem das formações geomorfológicas denominadas “Chapadas”.
VII – Estudos sobre os tipos de rochas, a formação de cavernas e a ação das águas na erosão das rochas e formação dos solos.
VIII – Estudos relacionados à preservação e educação ambiental, ressaltando a importância das áreas de preservação e conservação ambiental (UC) tais como Parques, Santuários Ecológicos, Reservas, etc., tomando como exemplo o Parque Nacional da Chapada Diamantina e discussão sobre os processos de manejo em uma área de conservação.