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PETAR

PROJETO: ESTUDOS DE CAVERNAS, ECOSSISTEMAS ASSOCIADOS E COMUNIDADES QUILOMBOLAS TRADICIONAIS
PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA “PETAR”

Localizado no sul do Estado de São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, está o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). O Parque foi criado em 1958 para proteger o rico Patrimônio Natural da Região do Alto Ribeira. O local é considerado pela UNESCO como uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo.

O PETAR apresenta em sua área mais de 350 cavernas já cadastradas, dezenas de cachoeiras e trilhas que percorrem entre vales e montanhas, a maior porção de

Mata Atlântica preservada do Brasil. Entretanto, o Vale do Ribeira não se restringe apenas a cavernas e Mata Atlântica, também possui outros importantes elementos de caráter Sociológico e Antropológico representados por diferentes tipos de ocupação humana, do passado e do presente, presentes na região. No Vale do Ribeira podemos encontrar sítios arqueológicos e paleontológicos, comunidades quilombolas que se instalaram na região desde o período colonial e comunidades ribeirinha tradicionais.

Neste cenário podem ser realizados estudos sobre os processos físicos, químicos e geológicos responsáveis pela formação de cavernas, sobre a distinta e delicada cadeia alimentar cavernícola e sobre a rica biodiversidade presente nas matas que recobrem toda a região. Mas com o objetivo de compreender de forma integral o meio em questão, realizaremos estudos que relacionam o meio ambiente, a ocupação territorial e o desenvolvimento sócio cultural estabelecido na região do Vale do Ribeira. Esses elementos são representados pelas cavernas, Mata Atlântica, vestígios arqueológicos (sambaquis) e as comunidades quilombolas que ali permanecem mantendo suas tradições ao longo dos últimos séculos.

O pacote pode também incluir práticas de esportes de aventura como o “bóia-crós”, rapel e canyoning que proporcionam um contato direto dos alunos com a natureza e que promovem lazer e maior integração entre os participantes. do grupo.

 


Local: Iporanga (SP)
Duração: 4 a 5 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Química, Geografia, História e Sociologia

 

Objetivos gerais:

I – Discutir a forma de ocupação humana da região sul do estado de São Paulo a partir de registros arqueológicos representados por depósitos de sambaquis.

II – Discutir o processo histórico de ocupação e formação do território brasileiro por meio das formas de apropriação do Vale do Ribeira, abordando as relações socioculturais que levaram a formação e a manutenção de comunidades tradicionais “quilombolas” na região, bem como quais ciclos econômicos possibilitaram a ocupação da região ao longo de seu processo histórico.

III – Realizar estudos sobre as variações de relevo ocorrentes no Vale do Ribeira com especial destaque para a observação de vales e os chamados “mares de morros”.  

IV – Realizar estudos sobre a biodiversidade da Mata Atlântica associando a sua formação aos principais fatores físicos como clima e relevo.

V – Identificar em campo os elementos que compõem o sistema cárstico e estudar a dinâmica ambiental e os processos biogeoquímicos envolvidos na  formação de cavernas em áreas de rochas carbonáticas.

VI – Sobre as comunidades presentes em ambientes cavernícolas:

  • Identificar as principais características abióticas determinantes na manutenção dos delicados ecossistemas cavernícolas.
  • identificar as diferentes zonas fóticas de uma caverna e a sua influência sobre a distribuição da fauna presente nesse ambiente.
  • Identificar as principais adaptações anatômicas e fisiológicas da fauna de cavernas e discutir os benefícios dessas adaptações.

VII – Identificar as principais características do Rio Ribeira de Iguape e seus afluentes na grande Bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape.

VIII – Discutir a importância das Unidades de Conservação Ambiental (UCA) para a preservação do patrimônio natural do país e do planeta.

IX – Praticar o exercício de orientação com o uso de bússola e mapas.