Você está visualizando atualmente Cananéia e Ilha do Cardoso

Cananéia e Ilha do Cardoso

PROJETO: ECOSSISTEMAS MARINHOS, SUAS COMUNIDADES TRADICIONAIS E PARTE DA HISTÓRIA COLONIAL DO BRASIL
PARQUE ESTADUAL ILHA DO CARDOSO E CANANÉIA

Cananéia, uma das cidades mais antigas do Brasil, preserva ainda hoje em seu centro histórico, os estilos arquitetônicos adotados pelas primeiras casas desde o período colonial até o final do século XIX.

O seu litoral também representa um grande atrativo, onde se destaca a Ilha do Cardoso, considerado um paraíso ecológico. O Parque Estadual da Ilha do Cardoso possui grande diversidade de ambientes costeiros com elevado grau de conservação, como florestas costeiras, restingas e manguezais.

A Ilha do Cardoso ainda possui várias trilhas e cachoeiras, além de sítios arqueológicos, que possibilitam diferentes tipos de estudos e práticas de lazer. Junto ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso existem seis comunidades caiçaras com forte influência da cultura indígena, que ainda mantêm muitos dos seus hábitos tradicionais. Essas comunidades são formadas em sua maioria por pescadores tradicionais herdeiros de tradições centenárias.

O Estudo do Meio em Cananéia e Ilha do Cardoso abordará temas referentes à preservação ambiental, biodiversidade, patrimônio histórico e cultural, unidades de conservação e comunidades locais tradicionais (caiçaras), entre outros.

Na Ilha do Cardoso serão realizados estudos detalhados dos ambientes litorâneos mostrando as relações entre os diferentes componentes de um ecossistema.

 


Local: Cananéia e Ilha do Cardoso (SP)
Duração: 3 a 4 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Geografia, História e Sociologia.

 

Objetivos gerais:

I – Estudos sobre os diferentes processos históricos relacionados ao nascimento e desenvolvimento da cidade de Cananéia e as consequências econômicas para a região e para o Brasil Colonial, envolvendo conhecimentos relacionados ao escoamento de mercadorias para Espanha e Portugal, a extração de madeira e outros recursos naturais, etc.

II – Estudos sobre a arquitetura colonial preservada no centro histórico de Cananéia.

III – Estudos específicos da Mata Atlântica, abordando suas características gerais (aspectos florísticos e faunísticos) e sua respectiva riqueza e biodiversidade.

IV – Estudo das diferentes formas de relevo ocorrentes em uma área litorânea e a sua influência sobre as formações vegetais e faunísticas que acompanham estas variações proporcionando assim, a possibilidade de estudos específicos sobre diferentes ambientes/ecossistemas marinhos e/ou associados, tais como:

  • zona costeira submersa (zona pelágica e zona bentônica);
  • costão rochoso
  • planícies costeiras (praias arenosas, dunas e áreas de restinga);
  • manguezais
  • formações de florestas interiores (Mata Atlântica).

V – Estudos relacionados à formação histórica dos Sambaquis e sua relação com o modo de vida relacionados aos hábitos culturais e alimentares de povos que viveram na costa brasileira entre 8 mil e 2 mil atrás.

VI – Estudos relacionados à preservação e educação ambiental, ressaltando a importância do grau de conservação da Ilha do Cardoso devido ao seu status de Parque Estadual, que proporcionaram a manutenção dos hábitos tradicionais das comunidades caiçaras.

VII – Estudos relacionados ao modo de vida caiçara, com enfoque nos modos de subsistência local como a pesca artesanal e a produção de ostras.