Você está visualizando atualmente Santos

Santos

PROJETO: A HISTÓRIA E A ECONOMIA DA CIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS

Santos é um município que está localizado na Baixada Santista, no litoral do estado de São Paulo. A cidade abriga o maior porto da América Latina que teve papel fundamental no desenvolvimento econômico da região sudeste, pois foi através dele que a produção de café vinda do interior de São Paulo escoava para o resto do mundo. Hoje o Porto de Santos possui uma atividade econômica diversificada e estrutura moderna que podem ser estudadas através de uma visita embarcada em escuna pelo canal de Santos.

Neste Estudo do Meio abordaremos o contexto histórico de formação da cidade de Santos, desde sua arquitetura de fins defensivos, representada nas fortificações do Período Colonial, à importância estratégica de sua costa para a instalação portuária e as consequências socioambientais decorrentes da presença do porto e pelo grande desenvolvimento urbano ocorrente nesta cidade.

O centro histórico de Santos evidencia o período de desenvolvimento da economia cafeeira no estado de São Paulo e o quão importante tornou-se o porto para a cidade. A visita ao Museu do Café (Bolsa do Café) auxiliará na elucidação da antiga relação econômica e de trabalho do período de fortalecimento da economia paulista. A riqueza e opulência do período áureo do café pode ser observada através da arquitetura de influência europeia nas antigas construções preservadas no centro histórico

O crescimento das exportações foi acompanhado pela expansão urbana e por muitos problemas de cunho urbanístico e sanitarista, que resultaram na atual verticalização da Orla da cidade. O desenvolvimento urbano atuou juntamente com as indústrias e o porto no processo de geração de impactos ambientais que intensificaram a degradação ambiental na região.

Define-se assim o objetivo fundamental de nosso estudo que é reconhecer a importância do processo histórico de ocupação de uma região sobre a estrutura urbana de um cidade e para o meio ambiente associado, tomando como referência a cidade de Santos e região da Baixada Santista.

 


Local: Santos (SP)
Duração: 1 dia
Disciplinas relacionadas: Biologia, Geografia e História

 

Objetivos gerais:

I – Proporcionar ao aluno um conjunto de conhecimentos sobre os diferentes processos históricos envolvidos desde o nascimento ao atual momento de desenvolvimento da cidade de Santos e a influência econômica dessa cidade no contexto regional e nacional.

II – Estudos sobre a importância histórica e a atual atividade econômica do Porto de Santos no contexto regional, nacional e internacional.

III – Estudos específicos sobre a produção e escoamento do café e como este produto foi decisivo para o desenvolvimento urbano, cultural e social da cidade de Santos e por consequência do Brasil.

IV – No alto do Monte Serrat, promover observações e discussões sobre a geografia da região da cidade de Santos associando os aspectos geográficos e sociais que influenciam diretamente o processo de ocupação de uma região. Ressaltar os aspectos histórico-religiosos da fundação e desenvolvimento da cidade e região de Santos contextualizando com o movimento bandeirantista e a própria fundação de São Paulo de Piratininga.

V – Estudos sobre o desenvolvimento da cidade após o período do Café contextualizando com as questões sociais, econômicas e urbanísticas que resultaram no processo de verticalização da cidade.

VI – Estudos sobre o desenvolvimento urbanístico e a relação entre os aspectos geológicos e geomorfológicos com os tipos de terrenos e construções da Orla de Santos.

VII – Estudos relacionados às diferentes interações ecológicas existentes entre a fauna e flora marinha (tópicos a serem trabalhados em atividades desenvolvidas no Aquário Municipal).

VIII – Contextualizar dentro da perspectiva histórica a importância da pesca para região desde a existência da Vila de Santos. Ressaltar a importância do museu da pesca e do Aquário na difusão de informações e conscientização acerca do meio ambiente e do uso racional da água e dos recursos marinhos. Contextualizar também as dificuldades que a cidade de Santos encontra em manter a balneabilidade da água em níveis aceitáveis, desde sua rápida urbanização no inicio do século passado, usando para isso ferramentas das áreas biológicas, geográficas e até mesmo histórico-sociais.

IX – Estudos relacionados à preservação e educação ambiental, ressaltando os impactos ambientais resultantes da presença e atividade do Porto e da urbanização ocorrida em Santos.

Possíveis locais de visitação em Santos:

  • Visita ao Aquário Municipal
  • Visita ao Museu da Pesca
  • Visita ao Museu do café (antiga Bolsa Oficial de Café)
  • Visita ao Monte Serrat com traslado de bondinho
  • Visita à região do Valongo
  • Passeio de Bonde pelo centro histórico de Santos
  • Atividade embarcada em escuna pela Porto e Orla de Santos

Estudos complementares – este projeto pode ser ampliado para dois dias, com visita a região de Bertioga, com estudos sobre:

  • aspectos históricos do processo de início da colonização do território brasileiro junto ao importante patrimônio arquitetônico de Bertioga
  • a diversidade de ambientes litorâneos envolvendo o gradiente de ecossistemas presentes desde a Serra do Mar até as zonas de praias.
  • os impactos ambientais sobre os ecossistemas naturais
  • a preservação de importantes ecossistemas atualmente ameaçados pela ação do homem como Manguezais e Restingas
  • estudos sobre tradições e estrutura social de comunidades indígenas em tribos remanescentes presentes na região