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Fernando de Noronha

PROJETO: A HISTÓRIA DE FERNANDO DE NORONHA E OS ECOSSISTEMAS MARINHOS E INSULARES

Fernando de Noronha é o nome da maior ilha de um arquipélago vulcânico situado a cerca de 350 km ao largo da costa nordeste do Brasil localizado no Atlântico Equatorial.

Hoje o arquipélago é um importante Parque Nacional Marinho e Santuário Ecológico que abriga espécies de fauna e flora endêmicas em um ambiente insular com uma linha costeira recortada com a presença de vários ecossistemas.

É reconhecida pelas suas praias pouco urbanizadas e muitas quase desertas e por atividades como mergulho e snorkeling em suas águas quentes, transparentes e azuladas onde tartarugas, raias golfinhos e tubarões nadam em abundância junto a recifes de corais.

Fernando de Noronha foi descoberto em 1.503 por Américo Vespúcio durante o naufrágio de sua Nau. Entre os séculos XVI e XVIII sofreu constantes invasões de ingleses, franceses e holandeses, e entre os séculos XVIII e XIX tinha função de presídio.

Este roteiro possibilita a discussão dos processos de colonização e sua importância para o desenvolvimento do Brasil.

Esse ambiente possibilita valiosos estudos sobre a evolução da fauna e flora endêmica e a ação humana nos sistemas insulares, além de estudos sobre a formação de ilhas vulcânicas e a sua relação com a separação dos continentes sul-americano e africano.

 


Local: Fernando de Noronha (PE)
Duração: 5 a 7 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Geografia e História

 

Objetivos gerais:

I – Proporcionar ao aluno um conjunto de conhecimentos sobre os processos históricos envolvidos na descoberta e colonização do arquipélago.

II – Estudos específicos de sistemas insulares, abordando suas características gerais (aspectos florísticos e faunísticos) e sua respectiva riqueza e biodiversidade.

III – Estudos relacionados a Teoria de Ilhas, especiação e adaptação de espécies.

IV – Considerando tratar-se de uma Ilha, discutir o ciclo hidrológico e o clima em uma região insular.

V – Estudos sobre os processos geológicos e geomorfológicos envolvidos na formação do arquipélago e sua relação com a deriva dos continentes.

VI – Estudo das diferentes formas de relevo ocorrentes na Ilha e a sua influência sobre as formações vegetais e faunísticas que acompanham estas variações proporcionando assim, a possibilidade de estudos específicos sobre diferentes ambientes/ecossistemas marinhos e/ou associados, tais como:

  • zona costeira submersa (zona pelágica e zona bentônica);
  • costão rochoso
  • planícies costeiras (praias arenosas e áreas de restinga);
  • manguezais;
  • formações vegetacionais interiores.

VI – Estudos relacionados à preservação e educação ambiental, ressaltando a importância das áreas de preservação ambiental tais como Parques, Santuários Ecológicos, Reservas, etc.

VII – Discutir os problemas causados pela introdução de espécies de fauna e flora exóticas.