Você está visualizando atualmente Sanitarismo

Sanitarismo

PROJETO: O SANITARISMO E AS TRANSFORMAÇÕES DO BRASIL IMPÉRIO ATÉ O BRASIL ATUAL
SÃO LUIZ DO PARAITINGA E RIO DE JANEIRO

 

As grandes mudanças políticas e sociais no Brasil entre os séculos XIX e XX resultaram em crescimento desordenado e em sérios problemas de saúde pública nas grandes cidades. O Sanitarismo surgiu como uma medida política para sanar estes problemas e promover uma reorganização social.

Este Estudo do Meio contempla discussões e estudos sobre este período sendo iniciado no município de São Luís do Paraitinga, local de nascimento de Oswaldo Cruz, um dos maiores sanitaristas brasileiros.

 São Luís do Paraitinga é uma cidade de privilegiado patrimônio arquitetônico e cultural do país, local onde poderemos também conhecer e estudar sobre a historia da cultura caipira (nascida de influência dos tropeiros) e sobre as tradições e costumes regionais derivados de uma economia baseada na cultura do café e da cana de açúcar, predominantes na região durante os séculos  XVIII e XVX.

Ainda em São Luís, faremos um rafting no Rio Paraibuna, em um de seus trechos mais conservados junto ao Parque Estadual da Serra do Mar, local onde serão realizadas atividades que possibilitam conhecer e discutir a importância das Unidades de Conservação para proteger ambientes naturais e as tradições e cultura de comunidades tradicionais.

Seguindo para o Rio de Janeiro, visitaremos a Fundação Oswaldo Cruz “Fiocruz” para discutir e analisar as questões relativas à saúde pública, tanto do passado quanto do presente. Dando continuidade aos estudos sobre as transformações promovidas pelas práticas sanitaristas, seguiremos para o centro histórico do Rio de Janeiro, passando por obras que representam a transição de um Rio insalubre para um Rio “moderno”. Continuaremos com uma visita ao Corcovado, onde teremos uma visão do processo de expansão urbana e favelização do Rio de Janeiro atual. Fecharemos o roteiro com atividades de análises ambientais e de lazer, em trilhas da Floresta da Tijuca e nas belíssimas praias da orla carioca. Também é possível realizar durante este roteiro uma visita a Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca do mundo e a maior da América Latina e ao Museu do Amanhã, que tem como proposta abrigar mostras que alertam sobre as mudanças climáticas e da degradação ambiental, entre outros pontos de interesse.

 


Local: São Luiz do Paraitinga (SP) e  Rio de Janeiro (RJ)
Duração: 5 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Química, História, Geografia

 

Objetivos gerais:

I – Estudos sobre as mudanças políticas e sociais no Brasil entre os séculos XIX e XX com especial destaque para os problemas de saúde pública desse período.

II – Conhecer e estudar as tradições e costumes herdados pelos tropeiros que influenciaram e definiram a cultura caipira que até hoje se encontra presente no Vale do Paraíba.

III – Estudos e discussões sobre o Movimento Sanitarista no Brasil como fator predominante para a melhoria das condições de saúde pública.

IV – Estudos sobre os principais sanitaristas do Brasil e do mundo com especial atenção aos trabalhos desenvolvidos por Oswaldo Cruz.

V – Estudos comparativos entre o Rio de Janeiro antigo e moderno tomando como enfoque as condições sanitárias desses dois momentos.

VI – Visita guiada a Fundação Oswaldo Cruz “Fiocruz” objetivando conhecer os grandes avanços na área de saúde pública desenvolvidas atualmente no país.

VII – Discussões sobre os aspectos de modernidade presentes hoje na cidade do Rio de Janeiro em contraste às áreas de extrema pobreza ainda presentes nessa cidade.