Você está visualizando atualmente Pantanal e Chapada dos Guimarães

Pantanal e Chapada dos Guimarães

PROJETO: EXPLORANDO O MATO GROSSO
DA CHAPADA DOS GUIMARÃES AO PANTANAL

 

Mato Grosso reúne um conjunto de paisagens fascinantes e ambientes muito diversos entre si.

Este roteiro começa explorando o Centro Geodésico da América do Sul, a  partir de onde é possível observar claramente as duas unidades de relevo estudados no roteiro: o Planalto Brasileiro e a Planície do Pantanal. 

No planalto, serão realizados estudos sobre o Cerrado, um dos Biomas de maior biodiversidade e também um dos mais ameaçados do Brasi

A caminho do Pantanal, no município de Nobres, serão realizadas flutuações em rios de águas azuladas e cristalinas, como parte dos estudos da riquíssima fauna e flora aquáticas da região.

Já acomodados nas rústicas mas confortáveis hospedagens no Pantanal, os visitantes poderão cavalgar, andar de barco e caminhar, explorando assim a diversificada e exuberante fauna dos ecossistemas pantaneiro.  

Na Região Pantaneira será possível presenciar e apreciar uma das manifestações culturais tradicionais do Centro-Oeste brasileiro, representadas pelas as Comitivas de Boiada, acompanhadas de suas modas de viola.

 


Local: Nobres (MT)
Duração: 5 a 7 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Geografia e História

 

Objetivos gerais:

I – Estudos específicos sobre o Bioma do Cerrado, abordando suas características gerais (aspectos florísticos e faunísticos) e sua respectiva riqueza e biodiversidade.

II – Estudos relacionados às diferentes interações ecológicas existentes em um bioma de Cerrado com especial atenção as adaptações da flora e fauna.

III – Associado ao estudo do Cerrado, discutir a importância do processo de conservação das matas ao redor das nascentes (áreas de mananciais), relacionando este tema ao do ciclo hidrológico regional.

IV – Estudos relacionados aos processos geomorfológicos de formação das chapadas e das grandes unidades de relevo estudadas neste como, Planalto Central e Planície Pantaneira.

V – Estudos relacionados aos processos de formação de solos.

VI – Estudos sobre Riqueza e Diversidade do Bioma do Pantanal e sua importância perante a biodiversidade mundial.

VII – Estudos sobre as tradições culturais do Centro-Oeste brasileiro cujas manifestações são bastante diversificada com influência de elementos da cultura indígena, dos imigrantes paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios.