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Rio Grande do Sul

PROJETO: RIO GRANDE DO SUL “DESBRAVANDO AS TERRAS DOS CÂNIONS”

De identidade cultural diversa herdada de povos imigrantes, o Rio Grande do Sul é um dos principais pontos turísticos do Brasil.

No relevo desta região destacam-se as serras gaúchas onde estão presentes um dos mais exuberantes conjuntos de cânions do Brasil.

O Parque Nacional da Serra Geral abriga e protege a maior parte dos Cânions desta região que apresentam cenários impressionantes com desfiladeiros com quase 1Km de altura e com mais de 7km de extensão.

No aspecto ambiental deste Estudo do Meio, serão abordados os processos geológicos que deram origem aos cânions e os seus ecossistemas associados, com destaque para as formações vegetais predominantes na região representadas pelos Campos de Altitude e pelas Matas de Araucárias e a fauna acompanhante destes ambientes.

Este roteiro inclui ainda momentos de lazer e muita cultura em um dos roteiros turísticos mais interessantes do país. Visitaremos as cidades de Porto Alegre, Cambará do Sul, Canela e Gramado onde realizaremos estudos sobre o processo histórico de ocupação do sul do Brasil, com destaque para as colonizações alemã e Italiana, que influenciaram diretamente a economia deste Estado através de atividades agropecuárias e na definição de tradições e costumes regionais.

 


Local: Cambará do Sul, Canela, Gramado (RS)
Duração: 5 a 7 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, História, Geografia e Sociologia

 

Objetivos gerais:

I – estudos relacionados aos processos geomorfológicos de formação dos cânions.

II – Observação e estudos de características ecológicas de diferentes formações vegetais, com elevado grau de conservação encontrados junto ao Parque Nacional Aparados da Serra destacando a transição de Mata Atlântica em áreas de elevada altitude, os Campos de Altitude e as Matas de Araucárias ou Matas de Pinhais.

III – Estudos relacionados aos diferentes tipos de relevo e a sua associação com a flora e a fauna, como também com a definição de áreas de mananciais e bacias hidrográficas.

IV – Estudos relacionados às particularidades do ciclo hidrológico ocorrente em regiões de altitude.

V – Estudos relacionando clima e “altas” latitudes.

VI – Estudos relacionados ao processo de colonização do Brasil, com ênfase na colonização da região Sul do Brasil com a participação dos jesuítas e de tropeiros (açorianos).

VII – Estudos relacionados aos diferentes processos de imigração ocorrentes neste país e as contribuições culturais produzidas por tais processos migratórios e utilizando como exemplo prático, a visita aos municípios de Cambará do Sul, Gramado e Canela, onde se encontram diferentes colônias de alemães e italianos.

VIII – Estudos relacionados à educação ambiental, ressaltando a importância das áreas de preservação representadas pelas “Uc’s”, tomando como exemplo o Parque Nacional da Serra Geral, criado em 1939 sendo o terceiro Parque Nacional mais antigo do Brasil.