Você está visualizando atualmente Brasília e Chapada

Brasília e Chapada

PROJETO: BRASÍLIA (DF) E A BIODIVERSIDADE DO CERRADO
ESTUDOS NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

O Cerrado é um dos ecossistemas de maior biodiversidade do Planeta, porém um dos menos estudados e mais devastados de todo o planeta.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no centro-oeste brasileiro, apresenta uma das maiores áreas ainda preservadas de Cerrado, o que o torna ideal para estudos sobre a flora e a fauna deste importante Bioma Brasileiro.

Este roteiro contempla conhecer e entender a rica biodiversidade do Cerrado e também realizar estudos sobre o solo deste Bioma, repleto de cristais, que determina uma vegetação muito particular e que por sua vez, abriga uma fauna diversa com muitas espécies endêmica.

Estudaremos também a geomorfologia das chapadas, a abundância de seus rios e cachoeiras de águas cristalinas e as muitas áreas de mananciais que definem a região do Cerrado como o “berço das águas” do Brasil.

 Este roteiro também inclui estudos sobre o apogeu do processo de ocupação da região centro-oeste deste país com a fundação da cidade de Brasília.

Em Brasília, à capital política-administrativa do Brasil, serão realizadas visitas envolvendo estudos sobre o funcionamento, importância e funções das instituições representadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na capital do país, desenvolveremos ainda observações e análises detalhadas das edificações oficiais e religiosas presentes nesta cidade, com especial destaque para os projetos urbanísticos e arquitetônicos de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

 


Local: Brasília (DF)
Duração: 6 a 8 dias
Disciplinas relacionadas: Biologia, Química, Geografia, História e Sociologia.

 

Objetivos gerais:

I – Avaliar os aspectos sociais, econômicos e históricos da cidade de Brasília bem como entender a importância da capital do País no cenário político nacional.

II – Conhecer o funcionamento, atribuições e funções das instituições presentes em Brasília representadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

III – Conhecer também o funcionamento, atribuições e funções do Ministério das Relações Exteriores, com visita ao Palácio do Itamaraty.

IV – Observação e análise das principais edificações oficiais e religiosas de Brasília com especial destaque para os projetos urbanísticos e arquitetônicos de Oscar Niemeyer e Lucio Costa.

V – Avaliar os aspectos sociais, econômicos e históricos de regiões interiores do planalto central brasileiro, tomando como referência as pequenas cidades próximas ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e com especial atenção às comunidades Kalunga (remanescentes de quilombos no sertão de Goiás).

VI – Estudos específicos do Bioma Cerrado, abordando suas características gerais (aspectos florísticos e faunísticos) e sua respectiva riqueza, biodiversidade e suas adaptações.

VII – Associado ao estudo do Cerrado, discutir a importância das áreas de nascentes e do processo de conservação das matas ao redor das nascentes (áreas de mananciais), associando a este tema as particularidades do ciclo hidrológico e entendimento do termo “berço das águas” aplicado para designar a região do Cerrado (fundamentos técnicos).

VIII – Estudo das diferentes formas de relevo ocorrentes no planalto central brasileiro com especial atenção para a definição e origem das formações geomorfológicas denominadas por “Chapadas”.

IX – Estudos relacionados às diferentes interações ecológicas existentes em um ecossistema de Cerrado com especial atenção à flora local, com suas espécies exóticas, endêmicas e respectivas adaptações.

X – Estudos relacionados à preservação e educação ambiental, ressaltando a importância das áreas de preservação e conservação ambiental (UC) tomando como exemplo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e discussão sobre os processos de manejo em áreas de conservação.